Teckel (Basset)

Com a família são afetuosos, estão sempre atrás de algùém. Com gente de fora são desconfiados, quase sempre latem e dificilmente festejam de imediato. Com as crianças, se crescerem acostumados com elas e forem respeitados a relação é ótima e repleta de brincadeiras; do contrário estranham o agito infantil. Com outros cães não são dos mais encrenqueiros, há muitos testemunhos de bom convivio até com exemplares do mesmo sexo.

Brincalhões e ativos curtem uma correria e amam brinquedos. Uma certa irreverência faz parte desses salsicha: roer móveis, roubar meias e mascar sapatos são diversões irresistíveis para os filhotes. Por isso devem discipliná-los desde cedo e oferecer alternativas para que se entretam.

Companhia constante e boa educação são dicas para obter o melhor deles no quesito obediência. Os Teckels são surpreendentes quando o assunto é associar causa e consequência. São do tipo que ficam cabisbaixo só de ver o dono se vestindo, pois ja sabem que ele vai sair.

Também são excelentes para resolver problemas. Há relatos de exemplares que abocanham a vasilha de água quando vazia e levam-na até os donos, para que seja novamente abastecida.

Esses cães, caracterizam-se pelo espírito comunicativo e alerta. Latem tanto para se comunicar, quanto para sinalizar acontecimentos específicos.